O uso de espelhos na decoração é cada vez mais comum em projetos de interiores. Com propostas inovadoras e diferentes, é um dos tipos de vidros que mais agregam valor na decoração.
Disponíveis em diferentes cores, formatos e tamanhos, eles ajudam a incrementar a beleza e a decoração de ambientes. Além disso, também exercem um papel importante em espaços pequenos e/ou estreitos, proporcionando sensações de amplitude e profundidade.
Para saber mais sobre o uso de espelhos na decoração de interiores, continue a leitura e aproveite todas as dicas em seus projetos!
Breve história dos espelhos
A história dos espelhos é milenar e remonta a antigas civilizações que já produziam o material a partir de metal polido. Na Grécia antiga, os espelhos eram de bronze, enquanto em Roma, eram de metal prateado ou de obsidiana. Já na Idade Média a produção tornou-se mais refinada, com a utilização de cobre e chumbo.
Com o advento da indústria vidreira, no século XIX, a produção de espelhos tornou-se mais acessível e difundiu-se pelo mundo. Dessa maneira, o uso de espelhos também evoluiu para aplicações na medicina, na indústria automotiva, na decoração de interiores e na moda
Assim, com uma história longa e rica, a evolução do material tem sido constante ao longo dos séculos, com aplicações cada vez mais inovadoras. Dessa forma, é seguro afirmar que os espelhos continuarão a fazer parte de nossas vidas por muito tempo.
Como os espelhos planos são fabricados?
A fabricação de espelhos tem início com o vidro comum transparente (3, 4, 5 ou 6mm), que é cortado em tamanhos específicos e lixado para remover quaisquer imperfeições da superfície. Em seguida, o vidro é rigorosamente limpo para remover quaisquer partículas ou sujeiras que possam prejudicar o revestimento da superfície.
A próxima etapa é o revestimento do vidro com uma fina camada de metal, geralmente prata, para formar a superfície espelhada. Este revestimento é feito por meio do borrifamento de partículas de prata sobre a superfície do vidro. Por fim, a chapa de vidro espelhada passa pela aplicação de uma camada de tinta que tem como finalidade selar e proteger a prata.
Posteriormente, os espelhos passam pela inspeção de qualidade para garantir que não haja ondulações, bolhas, deformidades ou distorções. Por fim, os espelhos passam pelo corte e acabamento e podem ser comercializados.
Tipos de espelhos
Os espelhos podem ser decorativos – agregam beleza, estilo e arte aos ambientes, mas também podem ser funcionais – contribuem com a transmissão de sensações para os usuários em relação ao espaço, como profundidade e amplitude. Ao mesmo tempo, podem ser peças fundamentais para fazer o melhor aproveitamento da iluminação dos ambientes.
Tipos de beneficiamentos
Corte
Os cortes em espelhos e vidros também são importantes para atender às necessidades de diversos projetos, desde pequenas peças para decoração até grandes painéis para fachadas. Conheça os tipos de corte mais comuns:
- Reto: bordas com cortes lineares, como em peças retangulares e quadradas.
- Redondo: corte circular, de circunferência perfeita.
- Oval: corte em formato elíptico, geralmente necessita de molde.
- Orgânico: corte de formato indefinido, peças únicas e abstratas.
Acabamento
Em relação ao acabamento, é possível finalizar as peças de espelhos e vidros por meio de:
- Lapidação: a lapidação é um processo de acabamento das bordas dos espelhos e vidros. O objetivo da lapidação é tornar a borda mais suave e segura, além de melhorar a aparência do produto final.
- Bisotê: é uma técnica que permite criar ângulos nas bordas do espelho, ideal para espelhos decorativos. Além da beleza, o bisotê também é uma maneira segura de manusear espelhos, pois as bordas são suaves e não cortantes.
Cantos (cortes retos)
Outra tipo de beneficiamento é o acabamento dos cantos do peça de vidro plana, esses acabamentos funcionam em vidros e espelhos:
- Reto: as quinas do espelho formam ângulos retos.
- Moeda: leve arredondamento na quina do espelho.
- Garrafa: quinas ovalizadas.
- Chanfrado: corte diagonal da quina.
Dicas para o uso de espelhos na decoração
A decoração de interiores é uma arte, e como tal, requer atenção aos detalhes. Assim, os espelhos e vidros têm sido usados como elementos decorativos há séculos, e ainda são uma escolha popular e unânime na arquitetura para muitos projetos.
Dessa forma, é possível encontrar uma ampla variedade de formas, tamanhos e estilos de espelhos. Eles oferecem aos designers de interiores uma infinidade de possibilidades criativas. Além disso, podem criar sensação de profundidade e amplitude nos ambientes, além de ajudarem no aproveitamento da luz natural.
10 dicas para fazer o melhor uso dos espelhos na decoração dos seus projetos
- É interessante usar espelhos em cima de móveis, como mesas e aparadores, nas salas de jantar e estar e, também, em halls de entrada. Assim, eles complementam a decoração e, se bem posicionados, podem trazer sensações de profundidade e amplitude.
- Ao colocar espelhos em cima de móveis, tome cuidado para que eles não ultrapassem o limite do móvel, para não causar desequilíbrio e estranheza ao ambiente.
- É importante estudar a parede e/ou locais opostos à parede de instalação do espelho, vale se perguntar “o que será refletido no espelho?” para evitar reflexos indesejados.
- Espelhos opostos a uma janela ou varanda com vista para paisagem natural ou urbana, podem trazer beleza e profundidade ao ambiente e complementar a decoração do seu projeto.
- Evite o uso excessivo de espelhos, bem como de texturas e superfícies brilhosas e refletivas em um mesmo espaço, pois podem trazer peso e frieza aos ambientes.
- Espelhos grandes tanto em comprimento quanto em largura ajudam a criar a sensação de amplitude, principalmente quando utilizados como revestimento de parede, mas é importante ficar atento à entrada de luz, aos pontos luminosos e aos objetos presentes no ambiente para não causar o efeito contrário.
- Em ambientes estreitos, é interessante usar o espelho em uma das paredes paralelas e na outra utilizar objetos e elementos decorativos de forma equilibrada para dar sensação de amplitude.
- Avaliar a entrada de luz natural e artificial no ambiente para que o espelho fique em uma posição que faça o melhor aproveitamento da luminosidade.
- Os espelhos podem ser o ponto focal da decoração atraindo atenção para as áreas mais importantes do seu projeto.
- Lembre-se de que o mais importante é encontrar o equilíbrio com o uso de espelhos na decoração, experimente diferentes tamanhos, formatos e posições para encontrar o espelho ideal para o seu projeto.
Onde comprar espelhos decorativos e funcionais?
Portanto, os espelhos são uma parte importante da decoração e arquitetura, oferecendo muitas opções para adicionar profundidade, luminosidade e estilo a qualquer espaço. Seja qual for o tipo de espelho escolhido, ele será uma adição valiosa e atemporal a qualquer casa ou edifício.
A Vitral oferece uma ampla variedade de tamanhos e formatos de espelhos laminados e bisotados, permitindo que os clientes escolham a opção que melhor atenda às suas necessidades.
Beneficiamos espelhos com maquinário e tecnologia de última geração, garantindo a segurança e qualidade no acabamento dos nossos produtos. Fale com um de nossos consultores e solicite agora mesmo o orçamento dos espelhos do seu projeto.