Saiba quais são os tipos de vidros ideais para utilizar em seus projetos

<strong>Saiba quais são os tipos de vidros ideais para utilizar em seus projetos</strong>

Antes do profissional especificar o tipo de vidro para um determinado projeto, é necessário compreender todas as reais necessidades e requisitos relacionados a ele. 

Quem serão os usuários desse ambiente? Quais são os desejos, necessidades e interesses desses usuários? Qual será o tipo de aplicação? Quais serão as formas e horários de uso daquele ambiente? Qual é a orientação do imóvel em relação ao sol?

Isso porque cada tipo de aplicação de vidro possui necessidades e características específicas que envolvem desde a localização da edificação até o contexto de utilização do material.

Por exemplo, caso seja uma fachada totalmente envidraçada, é necessário estar atento às normas técnicas de segurança, espessura, processamento e aplicação. Além disso, é preciso ter cuidado ao especificar os níveis de eficiência energética e conforto térmico a serem proporcionados pelo vidro.

Agora, se a necessidade for isolamento acústico, o vidro insulado pode ser a indicação perfeita para o projeto. Para cada aplicação, um vidro diferente. Continue a leitura para entender mais sobre os tipos de vidros disponíveis no mercado!

Conheça os tipos de vidros e suas aplicações 

Vidro comum ou float

vidro comum ou float serve como base para a produção de todos os tipos de vidros, como temperados, laminados, insulados e serigrados. Por essa razão, é o material mais demandado do mercado. 

No passado, devido à ausência de distorção óptica em sua superfície e à alta transmissão de luz através do vidro, o vidro float foi amplamente utilizado nos projetos arquitetônicos pela facilidade de aplicação e possiblidades de uso.

Contudo, hoje em dia, a aplicação do vidro comum limita-se ao fechamentos de pequenos vãos e existem regras específicas para a sua aplicação, consultar ABNT NBR 7199. Pois, em caso de quebra, o vidro fragmenta-se em grandes estilhaços e pode causar graves acidentes aos usuários.

Vidro Temperado

vidro temperado, em contrapartida, é muito mais resistente que o vidro comum. Ao ser submetido a altas temperaturas, aproximadamente 600 °C, e imediatamente ser resfriado, todas as propriedades do vidro são alteradas o que confere alta resistência térmica e mecânica ao material.

Por isso, o vidro temperado consegue suportar bruscas variações de temperatura e tolera certos impactos sem sofrer estresse. Porém, em caso de quebra, fragmenta-se em pequenos pedaços, o que reduz os riscos de acidentes aos usuários. 

É importante destacar que o vidro temperado é um vidro de segurança e possui regras para utilização, como as descritas na NBR 14698. Em geral, a sua aplicação ocorre em fechamentos que utilizam sistemas de vidro autoportante, box para banheiros, fechamento de varandas, fachadas de lojas, portas, janelas, etc.

Vidro laminado

vidro laminado é considerado um dos mais seguros na construção civil. Composto por duas chapas de vidros intercaladas por uma película de polivinil butiral (PVB) ou por resina, esse material confere alto nível de proteção aos usuários.

Dessa maneira, em caso de quebra, o vidro não descola da película intermediária, o que evita acidentes e garante o fechamento do vão até a substituição do vidro. 

A película intermediária (interlayer) de PVB também funciona como barreira para ondas sonoras  que contribui para o conforto acústico dos ambientes. Além disso, o vidro laminado oferece proteção UV, o que evita o desgaste natural de móveis, tecidos e objetos.

Existem aplicações que exigem obrigatoriamente o uso do vidro laminado, como pisos de vidro, visores de piscina e guarda-corpos, mas também é fácil encontrá-lo em peles de vidro, coberturas e pergolados, fachadas, fechamento de sacadas, portas, janelas e box para banheiros.

Vidro insulado

Já o vidro insulado ou vidro duplo é um material com alta performance termoacústica.  Esse vidro é uma composição de duas lâminas de qualquer tipo de vidro (comum, temperado, laminado e serigrafado) coladas em um perfil metálico, que varia de 8mm a 12mm. O resultado é uma câmara interna de ar ou gás que evita o embaçamento do vidro.

Devido a sua composição, o vidro insulado tem a capacidade de reduzir intensamente a transmissão térmica entre ambientes internos e externos. Dessa forma, o vidro ajuda a conservar temperaturas e é ideal para locais que possuem variação extremas de temperatura, como os países do hemisfério norte.

Nesse sentido, o vidro insulado também possui alta performance acústica e é o mais indicado para projetos, cujo envidraçamento deva oferecer uma barreira efetiva às ondas sonoras que atravessam o vidro, como aeroportos, estúdios musicais, bares e boates e etc.

Vidro temperado serigrafado

O processo de serigrafia se dá a partir da aplicação de um esmalte cerâmico sobre a superfície da peça de vidro para dar cor ao material. Posteriormente, o vidro passa pelo processo de têmpera que permite a fixação da cor e, ao mesmo tempo, confere resistência mecânica ao vidro.

O esmalte permite diversas cores e desenhos à peça de vidro, oferecendo aos arquitetos e especificadores infinitas possibilidades de personalização aos seus projetos.

Além disso, o vidro serigrafado contribui para a divisão, luminosidade, controle energético e privacidade dos ambientes. Eles são ideais para aplicação em fachadas, coberturas e em frente às estruturas das edificações, servindo como spandrel glass ou shadow box.

Vidro Texturizado

O vidro texturizado ou impresso é um vidro comum que passam por um processo de impressão de estampa em sua superfície. São essas estampas que dão formas aos desenhos e às linhas em alto relevo.

Dessa forma, esse tipo de vidro desempenha um papel importante nos projetos. As texturas proporcionam privacidade, luminosidade, sofisticação e conforto aos ambientes.

Além de serem de fácil instalação e conferem personalidade às edificações, eles são instalados em diversos tipos de projetos, como residências, shoppings centers, hotéis, hospitais, lojas, restaurantes, igrejas, etc.

Vidros de proteção solar

Os vidros de proteção solar funcionam como barreiras a entrada de calor nos ambientes. Com capacidade de promover conforto térmico em dias quentes e ensolarados, os vidros de proteção solar também protegem contra os raios UV.

Dessa forma, existem linhas voltadas para projetos comerciais e para projetos residenciais. No primeiro caso, são vidros refletivos que possuem uma estética, com alto desempenho térmico e energético, são vidros com tecnologia para reduzir o consumo de energia, promover conforto térmico e beleza aos edifícios comerciais, como as linhas Cool Lite, Reflecta e Emerald da Cebrace.

Já para projetos residênciais, a linha Habitat by Cebrace entrega performance, proteção de calor, proteção UV, economia e design diferenciado. Os produtos da linha neutra conseguem proteger até três vezes mais do calor do que o vidro comum e possuem aspecto menos refletivo. Por outro lado, a linha refletiva entrega alta performance de proteção, conforto, economia e beleza.

Espelhos

Os espelhos são vidros comuns (floats) que recebem uma camada a base de prata na superfície que é fixada e protegida por camadas de tinta. Geralmente, os espelhos são encontrados nas cores cinza, bronze e incolor, e recebem acabamento de lapidação com polimento bisotê. 

Assim, os espelhos exercem uma função importante nos ambientes como elemento decorativo. Eles dão a sensação de amplitude aos espaços e agregam beleza ao design do projeto.

Como escolher o vidro correto para o seu projeto?

Antes de tudo, tenha em mente que os tipos de vidros possuem especificidades e características próprias, tanto em relação à funcionalidade e aplicação quanto à tecnologia empregada durante a sua produção.

Então, antes escolher o vidro, busque compreender as necessidades do projeto para encontrar o tipo de vidro ideal:

  • Necessidades e desejos dos usuários;
  • Funcionalidades do vidro;
  • Características da peça (dimensões, formatos, tecnologia aplicada);
  • Localização e orientação solar;
  • Normas de aplicação. 

Além disso, a ABNT NBR 7199 trata dos tipos corretos de aplicações do vidro plano. Há informações para a aplicação de vidros para portas, janelas, divisórias, vitrines, muros de vidro, fachadas, guarda-corpos, coberturas, marquises, claraboias, boxes de banheiro, pisos e degraus de vidro e muito mais.

Alguns materiais podem ajudar durante a busca pelo vidro ideal: 

Mas ainda assim, o mais indicado é buscar um profissional ou empresa especializada em vidros para receber a orientação correta sobre o melhor tipo de vidro a ser utilizado no seu projeto.

Qual é o tipo de vidro mais em conta?

Depende. Não existe uma tabela de preços estabelecida para os vidros feitos sob encomenda, pois cada projeto possui necessidades específicas de conforto térmico e acústico, segurança, design, funcionalidade, resistência, privacidade, iluminação natural, por exemplo.

Assim, o preço do m² e da chaparia vai depender das soluções existentes para suprir essas necessidades, como por exemplo, o tipo de vidro, a espessura, a tecnologia aplicada, o tamanho e a quantidade de vidro.

Além disso, os preços podem variar para mais ou menos a depender do tipo de processamento, pois a tecnologia aplicada no vidro influencia no valor do material. O vidro comum, por exemplo, é relativamente  mais barato do que o vidro temperado, laminado ou insulado. Quanto mais tecnologia no processamento, maior é a variação de preço.

A espessura e o tamanho da peça de vidro também impactarão no preço do produto. Grandes vãos exigem peças de grande dimensão (como peças jumbo) que, por sua vez, exigem espessuras e processamentos específicos para garantir a segurança e estabilidade do fechamento. Quanto maior a peça e espessura, maior a variação de preço.

Então, para avaliar o impacto dos vidros no projeto, é importante fazer um orçamento com as medidas finais de produção e com as determinações de aplicação do vidro. Os consultores responsáveis farão os cálculos necessários para avaliar o tipo de material, o tipo de processamento e a espessura indicada para o seu projeto.

Saiba onde encontrar os tipos de vidros ideias para os seus projetos

Portanto, vidro não é tudo igual! Cada projeto e aplicação possui uma especificação própria.  O processo de escolha do tipo de vidro ideal envolve o auxílio e a orientação de profissionais capacitados e empresas especializadas.

Vitral pode te ajudar com isso. Afinal, são mais de 70 anos de experiência, fornecendo os mais diversos tipos de vidros com alta qualidade para todos os nossos clientes. Entre em contato com os nossos consultores e solicite um orçamento.